A Vinda de Jesus trouxe Mudanças

Hebreus 7:12

Rev. João Duarte, 01 Outubro 2000.

Introdução: Há duas coisas muito importantes que devemos saber para compreender e interpretar as Sagradas Escrituras:

A primeira é que o autor da Bíblia é o Espírito Santo. Notem o que lemos em II Pedro 1:20-21- “Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.” Isto significa que para compreendermos as Sagradas Escrituras precisamos que o mesmo Espírito que inspirou os autores da Bíblia esteja em nós e illumine o nosso entendimento. Graças a Deus que todos aqueles que se arrependeram dos seus pecados e aceitaram Cristo como o seu Salvador têm a promessa do Espírito Santo para os guiar, iluminar, convencer, ensinar e testificar da verdade (leia Actos 2:37-39; Romanos 8:9; João 14:16-17; 15:26; 16:7-15). Sabendo tal facto verdadeiro, devemos orar a Deus para que o seu Espírito Santo nos ensine as Sagradas Escrituras. Devemos crer que sem o Espírito de Deus nada podemos fazer. Qualquer pessoa que pensa que pode compreender a Bíblia por sua própria inteligência sem o auxilío do Espírito Santo, verá que a Bíblia é um livro complicado e fechado (leia I Coríntios 2:7-16). Portanto, para podermos estudar as Sagradas Escrituras precisamos depender cem per cento na iluminação do Espírito de Deus.

A segunda coisa que temos que compreender é que a vinda de Cristo trouxe mudanças nos ensinamentos do velho Testamento. Notem o que lemos em Hebreus 7:12- “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessáriamente se faz, também mudança da lei.” Jesus trouxe mudanças. Isto significa que muitas coisas que foram ensinadas mo velho Testamento foram abolidas e não fazem parte da vida cristã. De facto, aqueles que querem continuar a seguir as coisas que Cristo aboliu estão interpretando erradamente as Sagradas Escrituras e pecando contra Deus. Perguntamos! Quais são as mudanças que Cristo trouxe? A mudança do sacerdócio levítico para o sacerdócio de Jesus segundo a ordem de Melquisedec. A mudança dos sacrifícios dos animais para o sacrifício perfeito de Jesus. A mudança da páscoa para a santa ceia. A mudança do concerto da lei para o concerto da graça. A mudança do templo material em Jerusalém para o templo espiritual nos corações dos membros da igreja verdadeira de Cristo. A mudança das comidas proibídas para todas comidas serem boas para comer. A mudança do ritual da circuncisão para o ritual do baptismo. A mudança de Israel para todos os povos. A mudança do Sábado para o Domingo.

I. A mudança do sacerdócio (Hebreus 7:11).

A. O que é um sacerdote? (Leia Hebreus 5:14).

B. O que era o sacerdócio levítico (Leia Hebreus 7:5; Números 18:1,7).

C. Deus anunciou mil anos antes de Cristo que haveria de abolir o sacerdócio levítico e substituí-lo pelo sacerdócio de Cristo segundo a ordem de Melquisedec (leia Hebreus 7:15-17; Salmo 110:4).

D. Por que é que Deus aboliu o sacerdócio levítico? Porque era imperfeito (Hebreus 7:11,18-19). Vejamos então as imperfeições. Primeiro, o sacerdócio levítico era temporário mas o de Cristo eterno (Hebreus 7:22-24). Segundo, o sacerdócio levítico consistia de pecadores mas o de Cristo é de perfeição (Hebreus 7:26-28). Terçeiro, o sacerdócio levítico não podia salvar ninguém mas o de Cristo tem o poder para salvar qualquer pecador (Hebreus 7:25). O sacerdócio levítico não podia interceder 24 horas por dia mas o de Cristo pode (Hebreus 7:25; 4:14-16). O sacerdócio levítico consistia de pessoas que não podiam simpatizar com todas as nossas fraquezas mas o de Cristo pode (Hebreus 4:15-16; 2:17-18).

II. Lições para aprendermos:

A. Deus acabou com o sacerdócio humano aqui na terra. (Hebreus 7:11,18,28)

B. Só há um mediador entre Deus os homens, Jesus Cristo o homem (I Timóteo 1:5; Hebreus 4:14-15; Hebreus 10:19-23; João 14:6)

C. Devemos pôr toda a nossa confiança no sacerdócio de Cristo (Hebreus 4:14,21-23).